(16) 3357-7717

Sobre a ABATE

Sobre a ABATE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATIRADORES CIVIS

A ABATE foi fundada em fevereiro de 2014 com o principal objetivo de defender e ampliar os direitos de proprietários de armas no Brasil como modo de promover a liberdade civil.

Começando literalmente do zero, sem apoios ou patrocínios, contando apenas com a força de vontade e o apoio – moral e financeiro – de alguns poucos associados e membros fundadores, travamos grandes batalhas desde o início da nossa história. A partir destas batalhas colecionamos derrotas e vitórias, mas independente do resultado continuamos nosso trabalho de maneira inabalável pois nunca perdemos de foco o nosso propósito.

Mesmo existindo Associações e Confederações muito maiores e mais antigas, a ABATE passou a ser reconhecida no cenário armamentista tanto pelos cidadãos quanto pelos órgãos reguladores. Foram diversas participações em comissões no Congresso Nacional, reuniões do Conselho Consultivo do Exército Brasileiro, apresentação de novos Projetos de Leis, e todo tipo de trabalho que pudesse trazer alguma melhoria. A ABATE sempre esteve em todos os lugares, aproveitando todas as oportunidades para representar seus associados e seus interesses.

Em 2015 foi criado o “Curso de Combate Urbano” que é sem dúvidas o curso mais consagrado da ABATE, com dezenas de edições ocorrendo por todo o território nacional. Não basta lutar pelo direito do cidadão de ter e portar armas, é necessário também treiná-lo para o momento que ele precisar fazer uso. Foi com esse pensamento que o curso foi criado. Apesar do nome permanecer o mesmo até hoje, cada edição é única, pois novas técnicas e conceitos são adicionados a cada nova edição do curso.

Em 2016 surgiu a Divisão de Tiro Tático Desportivo – DTTD, braço desportivo da ABATE. O contexto de sua criação foi a necessidade por parte dos associados de participarem de um campeonato nacional para fins de ranking nível III. Felizmente esta obrigação não existe mais, porém o Campeonato Nacional ABATE continua existindo e em constante expansão, porque a participação em um campeonato pode não ser mais uma obrigação, mas será sempre um prazer para aqueles que amam o esporte de tiro.

Mas de todos os serviços oferecidos pela ABATE, existe um que se destaca: a informação. Informar a todos – e os associados especialmente – sobre seus direitos e deveres sempre foi o maior desafio. Com décadas de propaganda desarmamentista os cidadãos desconheciam os próprios direitos e lendas como “arma deve estar guardada e separada da munição” reinavam em nosso meio. Para citar um exemplo, dentre vários existentes, hoje podem chamar o porte de atiradores de “porte abacaxi”, mas a verdade é que para colocar apelidos primeiro algo deve ser materializado; antes esse apelido não existia porque o porte sequer era reconhecido. E continuaremos trabalhando até que esse porte seja reconhecido em sua plenitude, como sempre deveria ter sido.

A ABATE não tem a pretensão de tomar para si com exclusividade essa e outras conquistas, mas é possível afirmar que esteve presente – e em alguns casos com forte influência – em todos os avanços recentes relacionados aos direitos de ter e portar armas. E isto é motivo de muito orgulho para cada membro.

Reconhecer os avanços não é sinal de satisfação, e levar as demandas até quem tem o poder de atende-las não é garantia de sermos ouvidos, mas hoje temos muito mais do que quando começamos.

Ainda existe muito espaço para crescimento, porém a ABATE não é mais um punhado de pessoas com nada além da vontade. Agora somos uma entidade com centenas de associados ativos, com anos de trabalho sério e comprometido, e a cada ano que passa temos mais força para continuar fazendo o que sempre fizemos: representar nossos associados da melhor maneira possível.

Este é um resumo da nossa história, que apesar de breve é extremamente relevante. Esperamos que a história da ABATE faça parte da própria história armamentista no Brasil.

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.